Imagem capa - 4 DICAS SOBRE MARKETING B2C PARA USAR EM 2017 por Daniel Magalhães
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4 DICAS SOBRE MARKETING B2C PARA USAR EM 2017

A cada ano, as estratégias de marketing evoluem, forçando os profissionais a se manterem sempre atualizados e por dentro das novidades. No marketing B2C – ou Business to Costumer –, em português, “Empresa para Consumidor”, as inovações aparecem ainda mais rápido.


Isso porque a interação com o público final muda em uma velocidade incrível, o que faz com que as empresas necessitem estar sempre antenadas para não ficar atrás de seus concorrentes.


No post de hoje, vamos dar 4 dicas sobre o marketing B2C para usar hoje. Confira!


1 – Personalização

Ponto chave das estratégias de marketing hoje em dia, a personalização torna-se cada vez mais importante, uma vez que o público está ciente daquilo que é apenas “propaganda” e não oferece um conteúdo relevante.


Por isso, pense seus conteúdos de divulgação em termos de seleção de produtos, preferências do consumidor, plataforma escolhida, perfil do público-alvo, entre outros aspectos. Apresentar um conteúdo personalizado e direcionado para seus clientes faz com que a percepção do seu negócio seja cada vez mais positiva.


2 – Automação

Soluções de automação de marketing estão se tornando cada vez mais ferramentas essenciais para empresas que buscam produtividade e baixo custo. Os softwares que oferecem esse tipo de função vêm ganhando muito espaço no mercado, principalmente por fortalecer estratégias de interação direcionada ao público-alvo.


No caso das redes sociais, por exemplo, vários programas facilitam um maior engajamento do público. Ferramentas de automação de publicações no Instagram e Facebook, por exemplo, ajudam a manter a constância dos posts sem tomar o tempo de produtividade de um funcionário. Chatbots também são outra boa opção para impulsionar as vendas de maneira rápida e eficaz.


3 – Análise de dados

A análise dos dados sobre campanhas de marketing sempre foi muito importante. Mas no marketing B2C ela se torna ainda mais crucial, sendo essencial para o melhor direcionamento das estratégias e no investimento financeiro de maneira precisa.


Mais importante ainda do que analisar bem os dados é saber como coletá-los e armazená-los. Para isso existem diversas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa, tanto terceirizadas quanto das próprias plataformas. Procure saber, por exemplo, como se comporta o seu público no Facebook, analisando os dados fornecidos pela própria rede social. Eles podem ser de grande valia para o seu planejamento de marketing!


4 – Feedback

Tão importante quanto analisar os dados e resultados de uma campanha de marketing é estar atento ao feedback do seu consumidor.  Quem quer criar uma boa estratégia de vendas precisa construir espaços de diálogo com o consumidor e interagir com ele.


Muitas empresas acabam por deixar de lado seu SAC, suas redes sociais e as reclamações no seu site. Mas o fato é que essas informações ajudam bastante a realinhar estratégias e a personalizar seu atendimento em um B2C.

Redes como Facebook e Twitter são um ótimo termômetro da opinião do seu público sobre as estratégias, serviços e produtos da sua empresa. Não deixe-as de lado, elas podem ser suas maiores aliadas!


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