Imagem capa - PORQUE INVESTIR EM UM BLOG PARA A MINHA EMPRESA por Daniel Magalhães
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PORQUE INVESTIR EM UM BLOG PARA A MINHA EMPRESA

O marketing digital é, atualmente, uma das ferramentas de divulgação mais importantes para empresas de qualquer tamanho e segmento. E esse tipo de estratégia envolve uma série de aspectos que podem ser utilizados.

Dentre eles, está o blog. Desde o começo da popularização da internet, esse tipo de espaço vem sendo usado para muitas pessoas. Blogs pessoais, de trabalho, blogs de portfólio e empresariais. Existem muitas variantes, mas a importância de criar conteúdo para a internet nunca esteve tão em alta.


Segundo pesquisa da HubSpot, uma das maiores plataformas de marketing digital do mundo, cerca de 60% das empresas que mantêm um blog ativo e atualizado conseguem mais clientes.


Quer saber mais o por que da necessidade de se investir em um blog para sua empresa? Então confira nossos motivos abaixo no artigo de hoje!


Por que um blog?

Blogs são plataformas de controle absoluto por parte de quem publica o conteúdo. E isso é muito importante quando falamos da liberdade de publicação e da perenidade dos textos.


Com a quantidade de redes sociais disponíveis hoje em dia, é muito comum que elas se tornem meios escolhidos para a criação e divulgação desses textos. Porém, essas plataformas são passageiras e podem sumir com o passar do tempo. Isso significa que todo o esforço dedicado à criação de conteúdo sobre o seu negócio está à mercê do sucesso da rede social escolhida.


Em contrapartida, ao criar e administrar um blog, você será o responsável pela divulgação, pelo tipo de conteúdo e pelo alcance dos seus artigos. Isso significa que depende apenas de você, a atualização dos posts e a manutenção desse acervo.


Blogs também são uma ótima maneira de conectar os clientes à sua empresa. Posts em blogs tendem a ter um aspecto mais pessoal, fazendo com que os consumidores percebam a personalidade da empresa acima de apenas estratégias de marketing digital.


Compartilhar posts e artigos que se mostrem úteis para o seu público faz com que o retorno dos visitantes seja constante. Pessoas interessadas no seu material e naquilo que a sua empresa tem a compartilhar tendem a se tornar consumidores fiéis do seu conteúdo. E esse ponto é o responsável pelo desenvolvimento de um relacionamento entre sua marca e seu público.


Nesse sentido, tão importante quanto publicar com qualidade e constância, é desenvolver o hábito de incentivar os leitores a comentarem. E, obviamente, sempre respondê-los. Isso traz um sentimento de personificação para sua marca, algo extremamente benéfico para as estratégias de marketing atuais.


Os motores de busca

Algo essencial para uma empresa conseguir mais clientes é estar presente na internet. Isso significa, acima de tudo, se tornar “encontrável”, ou seja, quando o seu cliente buscar por uma empresa do seu ramo de atuação, é essencial que ela encontre o seu site sem maiores dificuldades.


O que muita gente ignora é que, para se destacar em um oceano de outros negócios do mesmo tipo, é essencial saber quais estratégias adotar para se tornar relevante no Google, por exemplo.


O maior motor de busca do mundo funciona de maneira bastante didática. O Google não enxerga fotos, apenas textos e dados. Por isso, ao publicar com frequência conteúdo que seja relevante para o seu público, você está dizendo ao Google que o seu site e, por consequência, sua empresa, são importantes para quem procura o seu serviço.


Dessa maneira, o Google enxerga o seu site como uma autoridade no assunto, principalmente se os seus conteúdos forem compartilhados e citados por outros sites. O melhor de tudo é que isso é 100% gratuito. O Google possui ferramentas de publicidade paga, mas você consegue atingir os primeiros resultados apenas focando na sua estratégia de conteúdo.


O dinamismo e o engajamento

Normalmente, um site serve como uma apresentação da sua empresa, mudando sua “cara” muito pouco ao decorrer do tempo. Ali estão as informações essenciais para que seu público conheça o tipo de serviço prestado e quem faz parte do negócio.


Já um blog traz uma dinâmica muito diferente. Ao ser constantemente atualizado, ele faz com que o seu público fiel retorne sempre para conferir os últimos artigos e novidades. Isso é uma ótima forma de atrair mais clientes e se engajar com o seu público.


A relevância de um blog também é medida pelo comportamento do seu público. Comentários, compartilhamentos, interações, entre outros dados são parâmetros para um site ser visto como importante.


Estratégias com o objetivo de aumento de engajamento são um ótimo caminho na disseminação do seu conteúdo. Procure criar artigos que possibilitem a divulgação gratuita e espontânea por parte dos seus leitores. Quanto mais atrativos forem os seus posts, maiores as chances de serem compartilhados com outras pessoas.


Além do potencial “viral” de bons artigos, que podem trazer novos leitores e possíveis consumidores para o seu site, os posts populares fazem com que o seu endereço seja visto como relevante. E, como já falamos anteriormente, na internet e nos motores de busca é essencial ser visto como uma marca referência em seu mercado.


Ser autoridade

Publicar conteúdo com constância significa mais do que ser encontrado pelo Google. Significa se tornar uma autoridade perante ao seu público. Escrever com constância (e qualidade!) é colocar o seu conhecimento à prova – e mostrar para o seu público o quanto você domina o seu trabalho.


Pessoas tendem a analisar o quanto você domina o seu trabalho antes de contratá-lo. Isso vale tanto para prestadores de serviço quanto para a comercialização de produtos. Por isso, ao utilizar o espaço do seu blog para dar dicas, fazer resenhas ou mesmo dissertar sobre um assunto relativo ao seu trabalho mostra para o seu cliente o quanto você é confiável e ele pode ficar tranquilo ao lhe contratar.


Gerar leads

Um lead nada mais é do que um contato qualificado, alguém que teve acesso ao seu site e que, através de algum meio, demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Resumidamente, são clientes em potencial para o seu negócio.


O aumento no número de leads pode ser alcançado de diversas maneiras. O próprio Google oferece anúncios pagos e é possível realizá-los também nas redes sociais, como Facebook e Instagram.


Mas nada com um aproveitamento financeiro melhor do que investir na produção de conteúdo de qualidade. Ainda de acordo com o HubSpot, sites que possuem uma grande quantidade de páginas indexadas (entre 400 e 1000) chegam a conseguir até 6 vezes mais leads do que aqueles endereços com 50 a 100 páginas.


Ou seja, quanto mais conteúdo você produz, maiores são suas chances de gerar leads para o seu negócio. E mais leads são mais contatos, mais pedidos de orçamento e, finalmente, mais clientes fechados.


Entendeu agora o porquê da importância de criar logo o seu blog? Não perca tempo e mostre para o seu público que você entende daquilo que faz! Nesse meio tempo, não deixe de conferir nosso e-book sobre a importância dos vídeos para a divulgação da sua empresa. Aliados a um blog atualizado, os vídeos podem trazer ainda mais clientes para o seu negócio!