Imagem capa - 7 DICAS PARA PROMOVER O SEU NEGÓCIO NO INSTAGRAM por Daniel Magalhães
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7 DICAS PARA PROMOVER O SEU NEGÓCIO NO INSTAGRAM

Que o Instagram é uma das redes sociais mais “bombadas” do momento, você já deve saber, mas a verdade é que ele tem se tornado, cada vez mais, uma ótima plataforma para a promoção e divulgação do seu negócio.


Duvida? Separamos hoje 7 dicas para te ajudar a promover a sua marca no Instagram. Confira!


1 – Otimize o seu perfil

Diferentemente das outras redes sociais, o Instagram possui algumas restrições em relação à inserção de links nas postagens. Na verdade, o único local onde o Instagram permite links é na biografia do perfil, em um campo específico.


Por isso, utilize esse espaço para levar os visitantes ao seu site. E não se esqueça de incluir informações importantes, como uma breve descrição da sua empresa, além de contatos por e-mail e telefone.


2 – Transforme sua conta em um perfil comercial

Uma função recentemente implementada na rede social agora permite a transformação do seu perfil em um perfil comercial. Isso traz algumas vantagens bastante interessantes, que podem te ajudar a converter clientes e analisar os dados da sua conta.


De cara, a grande mudança nas contas comerciais é a possibilidade de inserção de botões de contato. São três opções, sendo uma de telefone (botão “Ligar”), uma de e-mail e uma de localização.


Outra função da conta comercial é a de analisar o alcance de suas postagens. O Instagram fornece um relatório com algumas informações relevantes, como o número de visualizações, engajamento e cliques no seu site. Caso deseje se aprofundar nesse assunto, conheça o GabStats, uma ferramenta que oferece um relatório muito mais preciso da sua conta do Instagram, completamente sem custos.


3 – Tenha consistência nas postagens

O Instagram é uma rede social 100% visual. Isso quer dizer que tudo se traduz em imagens e vídeos. Portanto, é essencial ter um perfil atraente para atrair mais seguidores e engajamento, se traduzindo em possíveis clientes.


Construir um feed agradável e que chame a atenção não é necessariamente muito trabalhoso. Em primeiro lugar, é preciso pensar na maneira como sua empresa é representada visualmente . Ter consistência entre as imagens postadas é primordial!


Analise o perfil do seu acervo de imagens e procure sempre manter uma coesão entre as cores de cada fotografia. Se possível, mantenha também um mesmo esquema de iluminação semelhante, fazendo com que suas fotos sejam facilmente reconhecidas como suas.


4 – Utilize vídeos atraentes

O Instagram é uma rede social majoritariamente voltada para fotos. Mas ela vem, aos poucos, se rendendo ao poder dos vídeos. Há alguns anos o Instagram permite a postagem de vídeos curtos, de cerca de 15 segundos. Apesar de limitados, esses vídeos já traziam um potencial grande de divulgação para as marcas.




Mas a boa notícia é que já há alguns meses a rede social permite a postagem de vídeos de até um minuto de duração. E isso faz com que um leque de possibilidades se abra para a divulgação da sua empresa.




Pode parecer pouco, mas na verdade um minuto é tempo suficiente para você incluir vídeos com essa duração na sua estratégia de marketing. É só pensar que, na televisão, a maioria dos comerciais possui apenas 30 segundos. Com o dobro do tempo, você pode trabalhar o seu conteúdo de maneira muito mais elaborada!


5 – Poste com frequência!

Assim como qualquer rede social, o engajamento é passageiro. Isso significa que, mais cedo ou mais tarde, o vídeo ou foto que você postou hoje vai deixar de ser visualizado.


Para contornar essa situação, não existe outra opção: você precisa postar com frequência! O Instagram avalia a relevância dos perfis não apenas pelo número de seguidores, mas também pelas taxas de engajamento e, principalmente, a frequência com que novo conteúdo é postado.


Perfis comerciais precisam levar isso ainda mais a sério. Por isso, nada melhor do que se programar e ter um controle rígido das suas postagens. Tente postar, pelo menos, dia sim, dia não. Se possível, uma postagem por dia já faz uma grande diferença. E, dependendo do seu segmento, postar 2 ou 3 vezes por dia é o ideal.


6 – Use todos os recursos

Nos últimos tempos o Instagram vem sendo recheado de novos recursos. E um dos mais marcantes é o Instagram Stories, uma espécie de Snapchat integrado no próprio aplicativo.


O sucesso dessa função é tanto que ela vem, inclusive, convertendo muitos usuários do próprio Snapchat, principalmente pela facilidade de atingir um público já grande no Instagram.


O Stories permite a postagem de vídeos curtos e fotos em uma resolução própria para celular, sempre na vertical, que será visualizada em sequência. É uma ótima maneira de mostrar para seus seguidores os bastidores da sua empresa, bem como divulgar coisas que você não pretende manter no feed do seu perfil.


7 – Alie imagem a conteúdo

Já falamos aqui que o Instagram é uma rede social visual, correto? Mas isso não quer dizer que você deve abrir mão da legenda das suas postagens. Pelo contrário, elas devem ser complementares às fotos ou vídeos que você divulga, ajudando a trazer para os seus seguidores conteúdo mais recheado.


Por si só, uma imagem pode ter várias interpretações. E é aí onde você deve caprichar em uma legenda que ajude a contar a história que você quer, instigando o público a interagir com você. Duvida? Experimente incluir uma pergunta na sua próxima legenda do Instagram.


As redes sociais são muito importantes para as estratégias de divulgação da sua marca. E o Instagram se mostra, cada vez mais, ligado nas necessidades das empresas que usam a plataforma para promover sua marca.


Além das fotos, é muito importante pensar nos vídeos que você irá divulgar por lá. Por isso, que tal conferir nosso e-book que diz como os vídeos podem melhorar os resultados da sua empresa? Aproveite para seguir o Studio Mag no Facebook e Instagram!